A Brincadeira: Impulso para Educação

O semestre letivo já está à todo vapor, em algumas escolinhas já se aproxima o fim do primeiro bimestre e a fase das primeiras provas e testes. Essa fase, principalmente para as crianças que estão nos primeiros anos de estudos, sempre é desafiadora, mas também essencial para grandes aprendizados. É possível utilizar a diversão como um grande impulso para essa parte do processo educativo na infância. Quer saber como?

1 – Use jogos e brincadeiras que tenham problemas a serem resolvidos

Quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, brinquedos de montar, jogos com objetivos finais são ótimos para instigar as crianças sobre a importância dos testes. Acompanhe as crianças enquanto elas brincam, com conversas pontuais de instrução sobre o valor de se superar os obstáculos dos jogos e brincadeiras, esse momento se transforma em muito aprendizado. 

2 – Apresente bem as recompensas das brincadeiras

Quando a brincadeira acabar, o quebra cabeça estiver montado, os objetivos já estejam alcançados, não é hora de simplesmente acabar o momento. Agora é o momento de curtir junto com os pequenos os resultados do esforço. Isso se torna bem legal para ensinar a criança sobre esforços e recompensa.

3 – Use a diversão como recompensa

Como última dica, premiar boas notas e bons resultados é muito bom para motivar a criança. O “mais que sua obrigação” não é um método que traz benefícios, na verdade, muitas vezes pode desanimar a criança.

Todas as tarefas foram concluídas? Então é hora de diversão! Conte com a Playn’joy e nossa linha completa de produtos para divertir e auxiliar no desenvolvimento dos pequenos.